Sobre M2BR Agência
A M2BR é uma agência de Marketing Digital especializada em soluções personalizadas. Oferecendo serviços práticos e inovadores em marketing digital, criação e desenvolvimento. Conheça nosso site: www.m2br.com
Você precisa fazer o login para participar do fórum.
A publicidade frente ao consumidor infantil demonstra a preocupação de fazer menção a determinado assunto, em face de a criança ser considerada pessoa em desenvolvimento e vulnerável mediante as relações de consumo.
O que podemos observar é que a publicidade direcionada ao público infantil está sempre atrelada a esforços carregados de atrativos na sedução deste tipo de consumidor, um poder de persuasão e obtenção de reconhecimento junto ao universo infantil, pela intermediação de brinquedos, dos personagens infantis e da marca. Esses fatores despertaram nas empresas o interesse em produzir meios de consumo para o público infantil.
Todos os dias, somos “bombardeados”, pelas propagandas publicitárias, com tanta oferta de alimentos voltados ao público infantil, induzindo ao consumismo, e o pior, de tudo isso, consumo de alimentos com altos teores de gorduras e açúcares. Além de nos empenharmos em desenvolvermos ações de Educação Nutricional, em âmbito escolar, necessitamos de politicas públicas que nos auxiliam neste processo…..
Acredito que a publicidade influencia muito a compra de alimentos, principalmente as crianças que são mais susceptíveis e vulneráveis o que pode ser perigoso já que a publicidade pode se tornar algo negativo!
Acredito que os apelos de propagandas dos alimentos industrializados deveriam ser proibidos, porque induz as crianças a consumir em grande quantidade, agora deveriamos ter um programa de educação nitricional nas escolas e dentro dos lares juntos com os pais.
Car@s, agradecemos a participação de tod@s. Até a próxima!!
Boa tarde a todos e todas! Pensa numa pessoa que acha importante que qualquer diálogo comece por algo de Geografia_Sendo assim, parece que em nossa América, a América do Norte é protagonista em impor atitudes de consumo a suas nações/grupos étincos e aos demais Cidadãos e Cidadãs do Mundo. Hoje, potencializada, por uma nefasta mídia que nos anos 70 impõe/instala ditaduras no Brasil e em outros países de nossa América Sureña, vê-se o drama/situação quase endêmica da obesidade_Obesidade Infatil. É realmente emergente um reeducação alimentar controlada, pois também o fato de ingerir somente alimentos que são saudáveis ao metabolismo humano podem ser mau administrados pois é de conhecimento nutricional que ingerir demasiada quantidade de uma mesma proteína/vitamina pode inativar a ação de outras causando também alguma enfermidade. Abç, att, Éder.
Bom dia a todos no meu modo de pensar toda publicidade é válida mais desde que voltada para os fins certos ou seja se usamos de modo a influenciar de forma positiva ao alimentar-se de maneira correta com alimentos saudáveis é louvável e construtivo porém o que mais vemos hoje em dia são publicidades muito contrário a isso na maioria das vezes somente levando nossas crianças e adolescentes a consumirem aquilo que vende mais. Minha opinião é que cabe a nós pais, consumidores a filtrarmos tais publicidades e fazemos melhor uso delas. Abraços a todos.
Toda e qualquer propaganda para crianças, seja de alimentos, brinquedos, etc, deveria passar por uma comissão especializada para evitar abusos e aproveitar-se da ingenuidade dos pequenos. Enquanto isso não acontece, cabe aos pais ou responsáveis a orientação conforme a idade e o entendimento das crianças.
Bom dia a todos. A questão da alimentação no nosso país é realmente decepcionante, pois vivemos em uma sociedade consumista e sem tempo, levantamos pela manhã vamos trabalhar e muitas vezes não da tempo de fazer uma alimentação saudável, pois comemos fora de casa onde há muita diversidade de comidas, voltamos para casa enfrenta transito chega tarde e cansado e não tem tempo de prepara algo saudável para comer, assiste televisão onde manda comprar, temos que trabalhar mais pra pagar as contas e passamos a fazer mais coisas no mesmo tempo, e não presta atenção nos seus hábitos alimentares, e menos tempo lhe resta para passar com a família e cuidar da educação dos filhos, que passa com outras pessoas que não são seus pais e muitas vezes ver a praticidade da alimentação em conserva, mesmo que as crianças consuma frutas, verduras e legumes que compramos no mercado, a maioria vem da produção convencional, ou seja produtos que são usados Agrotóxicos e não produtos orgânicos, pois estes ainda são poucos e o preço é auto, creio que se a família passasse mais tempo juntos, onde os pais tivesse mais tempos com seu filhos, incluído para demonstrar bons hábitos e desse o exemplo de que devemos consumir produtos naturais, que o governo facilitasse o processo de produção orgânica e incentivando a mesma
Quem da porcaria para as crianças comerem são os proprios pais que as compram.É necessario que todos os responsaveis por nutrição infantil tenham pelo menos um conhecimento basico do que pode ou o que nao pode ser injerido pelas crianças. Vou no popular: Arroz, feijão, ovo, leite, banana,mandioca, batata doce, polenta com molho de carne moida, sardinha, frango, ovo de pato, muita fruta e verduras, roscas e paes e bolos feitos em casa. Frituras só as feitas em casa. Bebida laranjada e limonada feita em casa. O que fugir disso é cancerigeno puro com anuencia da anvisa. Para terminar: Não consuma nada daquilo que em sua composição tenha coisas cujos nomes voce mal consegue ler no rotulo ou voce nao tenha a minima ideia do que seja.Coisa boa nao precisa de propaganda pra ser vendida. Propaganda é um meio de vida para muitas pessoas, entao danem-se os prejudicados.Para os publicitarios vale tudo
Nós, adults, já nos sentimos impelidos a comprar os alimentos com alto teor de açúcar ou sal, que nos fazem mal e SABEMOS disso, conseguimos avaliar e criticar e decidir por fazer ou não uso dele, ainda que com muita força de vontade devido ao apelo intenso das propagandas.
No caso das crianças, fica ainda mais dificil, pela dificuldade de compreenderem as necessidades corporais de alimentos saudáveis e as propagandas apelam para a ludicidade e para o universo imaginário infantil, trazendo ideias pareadas netse sentido, sem nenhuma preocupação com a saude dos pequenos…
Discussão inteligente, que esperamos gerar frutos; ou seja mudanças de pensamentos, hábitos, posturas das mídias, enfim, educação e ética no trato alimentar dessa faixa etária, que como as demais, são influenciadas potencialmente pela mídia.
Sugiro que desta discussão resulte numa proposta mais ampla e profunda de regulação sistemática e mais criteriosa das propagandas de estimulo ao consumo de alimentos não saudáveis,do consumo exagerado de produtos;responsabilizando e envolvendo os organismos responsáveis pelo controle e regulação de propagandas, nos principais setores da sociedade.
Parabéns pelo tema.
Míriam Barbosa – Salvador – Ba
A proibição não é o caminho, pode ter, inclusive, efeito contrário, mas uma Agência Reguladora poderia conter esse apetite voraz da mídia que a todo momento coloca o consumismo acima de outros valores. Vejam o horário nobre da Globo – dá desespero e coitado daqueles pais que tem um orçamento reduzido e precisam explicar aos filhos que nem tudo são flores e que essa mágica da mídia é pura enganação.
Acredito que os pais têm papel fundamental na educação alimentar dos filhos. Proibir não creio que seja a alternativa mas ter maior controle do é exposto, pois a mídia exerce um papel muito importante para as crianças,mas cabe aos pais explicar o que consideram adequado e claro o porque, procurando dar sempre exemplos reais e que a criança conheça.
Sei que é dever dos pais e também do estado cuidar do bem estar da criança, porém o que assistimos no dia a dia são pais permitindo tudo às crianças, tanto na alimentação quanto ao fato de assistir tudo que é transmitido em todos os canais de Tv. Sabemos que muitos pais são adolescentes e sem nenhum preparo para tal e isso desencadeia uma bola de neve, a mídia promove e os responsáveis compram.
Deveria ter um meio termo aí, as crianças poderiam assistir tv mas em determinado horário deveria ser proibida este bombardeio de comerciais de incentivos ao consumismo e a regulação de alimentos que promovem a obesidade.
Acho que a publicidade de alimentos relacionado as crianças,deveria ser proibido,pois só assim elas não comeriam tanto alimento que só prejudicam sua saúde,provocando a tal obesidade.
A publicidade de alimentos que afeta as crianças está diretamente ligada ao número de crianças obesas no país, já entrando ai na parte de saúde pública, assim comprometendo seu desenvolvimento saudável. As formas de regulação publicitária devem ser cumpridas, não induzindo assim as nossas crianças ao consumo exagerado.
A questão não é proibir! é fazer valer uma nova propaganda em que consista na influência “positiva” de alimentos saudáveis.
Bom dia a todos(as)
Vejo como uma obrigação do estado e da sociedade como um todo, tratar com critérios objetivos as propagandas envolvendo a alimentação infantil, uma vez que, em ela sendo feita com qualidade, induzirá a criançada a consumi-la e os pais, também coagidos, forçados a atender a solicitação da criançada.
Uma instituição de uma entidade reguladora, com técnicos capacitados,com certeza contribuirá para o aperfeiçoamento das técnicas e dos critérios, para se produzir uma propaganda responsável e que leve em conta a saúde das crianças, objetivando diminuir o numero de obesos em nosso país.
O tema é muito importante. Hoje temos crianças e adolescentes obesos que não sabem cuidar da sua alimentação. Por outro lado temos pais ansiosos que não sabem como educar.
Uma tema de suma importância, pois existe diversas problemas de saúde em algumas crianças, adquiridos através desses alimentos industrializados. Na década passada as crianças eram menos obesas com menos doenças como diabetes, anemia, falta de vitaminas, existe um produto que criança adora ele causa vômito, diarreia, sufocamento e até a desenvolvimento de salmonela nas criança, principalmente se estiver comendo e correndo exposta ao calor. Seria muito bom se existisse uma fiscalização sobre essas campanhas.
OLA para todos, Eu acrédito que a publicidade de alimentos a criança não deve ser proibida e sim mais saudavel, a tem que proibi porque faz mal a saúde das crianças, as bebidas pode provocar a morte se estiver no volante tem que proibir também.A autorregulamentação publicitária quanto mais seguidores tever mais liberdade no mercado ela vai ter e esso não e o insuficiente para a proteção do publico infantil,enfim ou a publicidade de alimento se torna mais saudevel ou a criança tem que ter ama boa educação para poder enfretar isso.
Concordo que as crianças mudam a opinião do adulto na hora da compra e este é a grande jogada de marketing. Regulamentação é importante, porém, o mais grave neste consumismo gerado pela modernidade é o “tipo” de alimento, a “qualidade” real deste produtos com muitos ingredientes autorizados pelas legislações vigentes e que causam danos irreversíveis nas crianças (obesidade e consequências relacionadas). Os produtos estão cada vez mais doces ou mais salgados! E dizem que este é o paladar do brasileiro! Não o meu.
Boa a noite a todos. é sim uma tema importante, pensemos nas diversas doenças “próprias de adultos” que as crianças têm desenvolvido hoje em dia.
Boa noite pessoal, com certeza precisamos . de fazer algo que venha contribuir com essas crianças e adolescentes do nosso Pais alimentação na infância e obrigatório ser de qualidade ,os governastes antes ten olha para essa questão com seriedade. tem muita criança passando fome e alimentando mal.
Boa tarde a todos, a alimentação infantil é um assunto que preocupa muitas pessoas por todo mundo, sempre queremos dar o que é melhor para as nossas crianças, proibir as propagandas vinculadas aos alimentos infantis é sim um bom começo para contribuir para a saúde da população, porque a criança que como errado hoje será o adulto enfermo amanhã. As propagandas supervalorizam os alimentos chama de natural um produto cheio de aditivos químicos como os conservantes e corantes, e a rotulagem não demostra isso de maneira clara, então o consumidor acaba levando gato por lebre. A educação nutricional é uma ferramenta fundamental para contribuir para a saúde de todos, principalmente das crianças
Olá o que tenho a opinar sobre este assunto a não proibição desses alimentos, mais que sejam ingeridos com cautela e sempre reeducando as criançadas passado para os mesmos que a escolha de alimentos saudáveis é de grande beneficio a saúde, e exemplificando os alimentos.
Boa tarde a todos..
Sim, a publicidade sobre alimentos, abusiva para as crianças, deve ser proibida, porém é preciso um amplo processo de educação nutricional junto aos pais e crianças, que seja de fato efetivo.
Como o estado tem um compromisso na garantia de segurança alimentar e nutricional, deve ser mais rígido quanto a questão da publicidade infantil. Por outro lado cabe a sociedade civil a cobrança de tais ações, e um cidadão só cobra se tem o devido conhecimento.
Aldenir e demais,
Busco trazer alguns esclarecimentos.
A Constituic¸a~o Federal estabelece o dever da fami´lia, da sociedade e do Estado de assegurar a` crianc¸a e ao adolescente, ?com absoluta prioridade?, os direitos a` vida, a` sau´de, a` alimentac¸a~o, a` educac¸a~o, ao lazer, a` profissionalizac¸a~o, a` cultura, a` dignidade, ao respeito, a` liberdade e a` convive^ncia familiar e comunita´ria (artigo 227). tambe´m determina que crianc¸as e adolescentes devera~o ser protegidos de qualquer forma de neglige^ncia, discriminac¸a~o, explorac¸a~o, viole^ncia, crueldade e opressa~o.
O Estatuto da Crianc¸a e do Adolescente (ECA) estabelece esses direitos e preve^, no seu artigo 76, as normas a serem seguidas pelas emissoras de ra´dio e de televisa~o no tocante a` programac¸a~o, a fim de que deem prefere^ncia a finalidades educativas, arti´sticas, cultu- rais e informativas que respeitem os valores e´ticos e sociais da pessoa e da fami´lia.
Por fim, o Co´digo de Defesa do Consumidor determina que a publicidade na~o pode se aproveitar da deficie^ncia de julgamento e experie^ncia da crianc¸a, sob pena de ser consi- derada abusiva e, portanto, ilegal (artigo 37).
Se toda crianc¸a esta´ em fase de desenvolvimento e, por isso, e´ mais vulnera´vel que o adulto, a publicidade que direciona sua mensagem para o pu´blico infantil viola todas essas regras e, portanto, e´ ilegal.
Para garantir maior protec¸a~o a`s crianc¸as brasileiras, o Instituto Alana, através do projeto Criança e Consumo, apoia a criac¸a~o de uma lei especi´fica que regule a comunicac¸a~o mercadolo´gica dirigida ao pu´blico infantil e colabora para a elaborac¸a~o de poli´ticas pu´blicas mais amplas que possam minimizar os impactos do consumismo.
Claro. A publicidade de alimentos industrializados deve se proibida para crianças.
Concordo com as opiniões as publicidades devem ser proibidas,porque induz as crianças a consumir esses alimentos, que não faz bem nenhum para a saúde. Meus dois filhos, já são adultos e comem até hoje bolachas recheadas, e foi através da midia que eles se viciaram.
Diria não proibir a propaganda desses alimentos, mas sim, que os produtos ofertados fossem ricos de nutrientes, saudáveis e apetitosos. Que na composição estivessem inseridos frutas, verduras e legumes, baixa caloria, isento de gordura trans e baixo teor de sódio. Que essa propaganda fosse animada com a presença dos ingredientes (frutas, verduras e legumes). Isso fortaleceria as recomendações de boa saúde, ajudaria ratificar uma boa educação alimentar e nutricional tanto dentro ou fora do lar.
A publicidade sobre a alimentação infantil e as propagandas deveriam ser proibidas.
Acredito ainda que como pai e mãe, muito das vezes errei ao oferecer alimentos não saudaveis para as minhas filhas.
Atte,
Dejair Antonio
com certeza deveria ser proibida. Apesar, de que somente a proibição ainda é insuficiente. É necessário haver programas de educação alimentar e nutricional não só para as crianças, mas para toda a família.
Bom dia!
Sinto falta de uma Agencia reguladora livre de interesses secundários…. Caso tivéssemos isso aliado ao interesse politica poderíamos ter uma legislação efetiva que proibisse propagandas de alimentos ricos em sódio, açucares e gorduras, direcionados a crianças e adolescentes.
É por isso, que as sociedades devem se organizar e buscar garantir as necessidades da população.
Olá amigos!! Vejam os documentários: “Criança, a alma do negócio” e “Muito além do peso”. Neles podemos refletir a publicidade que atinge as crianças. Não tenho mais crianças em casa. Meus filhos hoje são adultos com 28 e 27 anos respectivamente. Na suas infâncias, eu só permitia que assistissem os programas da Rede Brasil e nunca dormiam após as 19:00hs. Hoje eles comentam sobre isso, e dizem que farão o mesmo com seus filhos. Claro que lá fora, na escola, na vida social, eles tinham conhecimento dos produtos, brinquedos etc que seus coleguinhas ganhavam, e viam também a disputa que essas aquisições provocavam nos colegas. Mas nunca questionaram ou me pediam para comprar também. Bom, comigo deu certo! Evitar que as crianças assistam programações infantis na TV com inserção de publicidades é um bom caminho para evitar o consumismo infantil e adulto!
É um prazer participar deste fórum. Estou estudando a questão do consumo infantil e valores e apresentei na semana passada um artigo sobre esse tema em um congresso internacional sobre Teoria Crítica na Argentina. Gostaria de estabelecer contato com pessoas que atuem nesse tema.
Com certeza. A publicidade de alimentos industrializados deveria ser proibida para as crianças e até não só de alimentos. Essa forma de atuação da publicidade produz subjetividades nas crianças e em todos nós.
Os pais devem acompanhr os filhos, ou melhor, decidir sobre programações na TV que eles devem ou não assistir. Imagino não ser uma tarefa fácil em virtude da rotina de trabalho e outras ocupações. Contudo, quem quer que fique com as crianças devem ter este cuidado, pois, de fato, as crianção “de per si” não têm condições de avaliarem a qualidade do que lhes apresentam.
Porém, como são os pais (adultos) que fazem as compras de alimentação para a família, está nas mãos deles o que as crianças comem ou não. Regras existem para serem colocadas, não esquecendo também que elas existem, por outro lado, para serem quebradas.
O mais importante é o equilíbrio!
Abraços meus compas de grupo!
Boa tarde, que bom que temos a oportunidade de falar sobre um assunto que relevado a segundo plano, pois alimentação infantil saudável, é muito importante para que não tenhamos logo, mais problema de saúde pública. Prevenção é o caminho, para conscientizar autoridades, vigilantes, pais , sociedade, enfim, pois é muito difícil competir com a mídia autorizada, pois se não há uma regulamentação, há uma aceitação para que as crianças e jovens sejam manipulados pelas Propagandas, embalagens, brindes, e tantos outro artifícios que a industria de alimentos se utiliza para atrair seu público alvo que são as crianças. Neste mundo globalizado, acredito que não só as crianças e jovens, mas tem muito adulto também, que sabe que está agindo errado, pois não promove prá si reeducação alimentar.
Saudações a todos, recentemente assisti em um canal de televisão por assinatura, uma reportagem muito bacana e também de grande valia, era sobre as propriedades nutritivas dos alimentos digamos considerados saudáveis para a criançada. O certo é que os Órgãos ou as Entidades que fiscalizam ou liberam a publicidade em torno da alimentação infantil,deveriam ter o cuidado também de informar os riscos que causam a saúde a alimentação pobre em frutas , verduras e legumes.
Boa tarde, meus Nobres!
É com imensa satisfação que participo desse fórum. Entretanto, para maior entendimento do proposto, informo que não domino muito este assunto. Publicidade quando não resulta em ação positiva, sim, deve ser analisada e conforme sua mensagem, proibida. O que diz o estatuto da criança e do adolescente acerca dessa publicidade? o que diz o código do consumidor acerca de vendas e publicidade de alimentos “venenosos” ou “nada saudáveis”.
Um abraço a todos!!!
Olá a todos,
Será um prazer participar desse debate em nome do Instituto Alana e contribuir para a discussão sobre os efeitos da publicidade de alimentos dirigida ao público infantil.
Abs,
João
Precisamos juntos formalizar uma forma de sustentabilidade juvenil com severa urgencia.
As crianças são naturalmente ingênuas e crédulas, e, por isso, acreditam facilmente nas mensagens publicitárias, sobretudo naquelas dirigidas especialmente a elas. Você acha que a publicidade de alimentos dirigida a crianças deveria ser proibida? O que é a autorregulamentação publicitária? Ela é suficiente para proteger a infância? O que fala a legislação brasileira a respeito? Esses e outros temas serão debatidos neste fórum, de 14 a 18 de outubro. Para tanto, contaremos com a facilitação de João Lacerda, da Coordenação de Comunicação do Instituto Alana, a quem agradecemos a participação.