A oficina tem como objetivo esclarecer o que é o voluntariado ambiental e estimular ações práticas na área, abordando também os temas de Desenvolvimento Territorial e Local, e Agenda 21.
Período de atividades
08/02/2011 a 19/02/2011A oficina tem como objetivo esclarecer o que é o voluntariado ambiental e estimular ações práticas na área, abordando também os temas de Desenvolvimento Territorial e Local, e Agenda 21.
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Concordo com Eurides quando lembrou que educação é dever do Estado, família e a escola. Esta, tem om dever de produzir conhecimento, cultura, envolvendo espotes, artes etc. Lembrando que a rede pública é responsável pela educação desse país, logo, não dá para isentar o estado de sua responsabilidade: construção e manutenção dos prédios escolares, pagamentos de professores,envolvendo formação destes e as melhores condições de trabalho dentro do ambiente da escola. A comunidade precisa estar presente, isto é, dentro das escolas, fiscalizando o dinheiro público que é gasto nas escolas,a qualidade da merenda que oferecida aos alunos, acompanhando o trabalho pedagógico e, claro, seus filhos. Mas, o tempo de permanência dessas crianças nas escolas é muito curto. O ideal seria tempo integral, pois não podemos esquecer que muitas dessas crianças não tem um lar estruturado para desenvolver uma disciplina de estudo em casa. Além do mais, muitas delas não tem alguém em casa que possa dar esse suporte.
O cidadão tem papel fundamental na melhoria do ensino e com as responsabilidades inerentes ao processo ensino aprendizagem.´Sendo dever da familia, da escola, do estado e de toda a sociedade, cada um deve abraçar a causa com seriedade e comprometimento. A transformação social só ocorrerá havendo uma revolução na mentalidade e atitudes dos cidadãos.A escola é o canteiro para florescer novos rumos com esperança em dias mais promissores para a humanidade. É ação preponderante respeitar,resgatar o valor e dignidade para a profissão de professor: com salários dignos, boas condições de trabalho com segurança. Que haja constante aprimoramento para o profissional da área de ensino manter-se atualizados é o primeiro passo para a melhoria da qualidade do ensino público.
Para a verdadeira mudança acontecer na educação e melhorar a sua qualidade todos devem se unir:escola,família,sociedade.Com todos juntos,lutando por um só objetivo,podemos melhorar a qualidade do ensino brasileiro,que até então está centrado apenas na escola…
Para a verdadeira mudança acontecer na educação e melhorar a sua qualidade todos devem se unir:escola,família,sociedade.Com todos juntos,lutando por um só objetivo,podemos melhorar a qualidade do ensino brasileiro,que até então está centrado apenas na escola…
A união entre familia, escola e professores é que irá proporcionar a mudança da nossa realidade. O governo deve demonstrar mais respeito aos professores, fazem promessas e não cumprem. Por esse motivo essa longa greve e está na hora de valorizar esta classe importante em toda a sociedade, com salários justos em todas os níveis e não com diferenças enormes nos salários, valorizam uma pequena parcela com uma boa remuneração para Doutores, e os professores da base que são importantes no inicio da educação recebem um salário ridículo e que não permite que a formação continuada, pois precisam atuar em diversas instituições. Para busca de uma remuneração que permita uma vida digna.
Educar para cidadania envolve parceria das instituições e famílias, porém a educação deve iniciar a partir do ventre da mãe.
No momento as famílias estão preocupadas em deixar seus filhos para os professores educarem e isso não funciona.
É urgente que haja mudança em relação a educação.
Penso que se não houver a união das partes como : Família, escola, Governo, fica difícil formar um cidadão crítico, a ponto de intervir como cidadão na melhoria do ensino.
Julgo que a maior contribuição que damos em prol da melhoria da educação é na hora em que exercemos nossa cidadania plena e responsavelmente. Quem constrói o “poder público” somos nós e, tanto na hora de escolher como na hora de cobrar de nossos representantes (sejam municipais, estudais ou federais), deve-se ter em vista que a educação é ponto fundamental para o “desenvolvimento”.
A culpa primeira deste cenário (cito como exemplo a greve dos Institutos Federais, a qual vivencio na condição de estudante) é nossa. E os pouquíssimos bons resultados que acompanhamos aqui ou acolá são reflexos do comprometimento de alguns, os quais, realmente, se importam com o assunto.
Por tudo isso, o comprometimento e a percepção de que sem educação não se chega a lugar algum são necessários não só aos profissionais da educação, mas às pessoas, enquanto “cabeça” da sociedade.
Precisamos acreditar que a educação transforma ideias e atitudes. Quanto mais se conhece, se aprende, mais propriedade se tem para formar opinião e de fato tornar um didadão crítico. E isso é o que os políticos, que não praticam a política e sim politicagem, mais temem. Quanto mais “ignorantes” melhor para eles manipularem. Educação é a base de um povo organizado.
O bom resultado do ensino público esta na equação escola+famílias+engajamento social. Se faz necessário um grande movimento das comunidades em torno do ambiente escolar para se alcançar este tão sonhado ensino público de qualidade.
Quando os politicos levarem a sério a educação, pois é dela que se faz um bom cidadão.
Mas parece que não existe respeito. Qd iniciar cada ano letivo ja tem que saber quais escolas estão com deficiencia e providenciarem antes do recomeço das aulas.
Acredito, que um ensino integral com horário unico de manha ate tarde servirão de passo forte para um diferente, além claro fortalecer o convivio familiar. Comunicar da maneira popular de caDA UM.
Acredito também que é de suma importãncia que a Educação tenha início em casa, com a família, que os pais tenham o comprometimento na educação de seus filhos e depois se junta com a Escola para aprimorar. A educação teve uma evolução bastante visivel , se analisarmos historicamente, mas ainda falta muito para se ter uma educação de qualidade, apesar que o acesso a Educação aumentou significamente, mas hoje em dia não basta o aluno fazer uma Faculdade , é necessário ir em busca treinamento, se especializar mais, investir em conhecimento, com este contexto de transformação de o mundo vem sofrendo, não dá para ficar parado , é necessário que nós cidadãos junto com as Escolas, Empresas tanto privadas quanto públicas, etc, tenham um mesmo olhar e é claro que o Governo faça e cumpra com o seu papel
Bom dia! Mesmo chegando no finalzinho, quero parabenizá-los e agradecer pela oportunidade. Penso que a educação de verdade é iniciada com o envolvimento de todos na família, escola etc. Um esforço conjunto realiza grandes transformações. Nossa infância e juventude está a frente do tempo a meu ver em tecnologia e outros assuntos. O investimento em conhecimento, cultura, sociedade com comprometimento em educação e capacitação de professores que ainda acreditam em continuar lutando para que nossos jovens sejam cidadão atuantes e com dignidade. Até!
Oi Elaine, parabéns a voces munícipes, que são os responsáveis por esta situação local excelente.
Claro que é um conjunto de ações, mas acompanhar os avanços, nos estimula muito a continuar.
Boa noite a todos,moro na cidade do Brasil que obteve a maior nota do IDEB no Brasil, Foz do Iguaçu, faço parte da rede de educação do município ja a 32 anos como docente, vi e vejo na cidade o empenho que a secretaria da educação nunicipalinveste, em tecnologias,seminários,cursos,atividades extra curriculares aos seus professores, acredito que esta na hora de todos os que exercem o poder executivo, valorizar e valorizar o professor,pois professores valorizados dão mais valor a educação e formam cidadãos mais conscientes de seus deveres frente a educação.
Cada cidadão pode dar bom exemplo. Boas iniciativas serão replicadas. Se cada um trouxer mais um para a corrente positiva, teremos todos cumprido o nosso papel de cidadão.
É de suma importância o papel da família na educação escolar, com a sociedade envolvida participando o ensino fica muito melhor e valorizado, a educação, os ensinamentos vem da família em primeiro lugar, a escola é um complemento na vida do cidadão.
Concordo com a Senhora Maria José Irene Facundo Lima, quando você diz que a Educação familiar e escolar é a base de tudo. Muitos pais pensam que a Educação é apenas na escola, enganam-se, pois a família é a base de tudo. A família é a célula-mãe da sociedade. Daí, tendo uma base sólida podemos transpor para além dos muros da escola essa responsabilidade.
A Educação familiar e escolar é a base de tudo.
Os pais, tanto quanto os professores são responsáveis pela educação. Os cidadãos devem cobrar das esferas públicas melhoria na qualidade do ensino e colaborar com a atenção a este, tanto em casa quanto participando das ações escolares realizadas pelas escolas e colégios. Os professores sozinhos não podem arcar com a responsabialidade educacional de crianças e jovens. É necessário que todos atuem em conjunto e aas portas do Ministério da Educação estejam abertas a novas estratégias e modicações que venham atualizar o sistema escolar e leve para dentroa da escola o respeito a família e a o professor.
Na minha opinião em primeiro lugar acho que os educadores deveriam trabalhar com entusiasmo e amor pelo que fazem porisso deveriam ser valorizados em seu ofício.
quanto mais dedicação mais retorno no contra
cheque. A família tem que ser conscientizada e cobrada do seu papel na formação do caráter de seus filhos, não só colocá-los no mundo e a escola que eduque. O governo deveria disponibilizar mais verba para a educação para que as crianças e jovens permaneçam mais tempo na escola praticando esporte,música e ter conhecimento maior em educação artistica e cultural.E nós temos obrigação de escolher os nossos representantes de maneira mais eficiente
Gostaria até de parabenizar as pessoas que fazem trabalhos na área da educação, onde muitas delas não vêm o lado financeiro e sim o lado da vitória do seu trabalho.Que se envolvem com a comunidade para um bem comum.Concordo com Gisa Elena qdo o importante é o envolvimento e comprometimento de muitos educadores, de outro lado vemos muitos que deixam a desejar(não fazem o que gostam).
Para que a educação pública seja de boa qualidade temos que qualificar os professores, remuneração e comprometimento dos pais. Muito importante tb é comprometimento e envolvimento do educador. Falo, pois trabalho com reforço escolar. Projeto Ori
Para que a educação pública seja de boa qualidade temos que qualificar os professores, remuneração e comprometimento dos pais. Muito importante tb é comprometimento e envolvimento do educador. Falo, pois trabalho com reforço escolar. Projeto Ori
Estar informado sobre como anda a educação pública por outros meios que não os “Oficias Estatais” também é bom para dar uma perspectiva realística.
Abaixo segue o link de uma lista de reprodução de vídeos do youtube só sobre educação:
http://www.youtube.com/watch?v=DIMYaow1tDU&list=PL11A16DDDB99B8595&feature=plpp_play_all
Lutar pela melhoria da qualidade da educação é responsabilidade de todos, pois não há como elevar o nível socioeconômico e cultural de um país sem educação de qualidade.
Que tal uma leitura da página amarela da VEJA,Nº34, 22.08.2002,entrevista com João Batista A. de Oliveira-Presidente do Instituto Alfa e Beto – ONG:”Não precisamos de escolas-modelo, precisamos de uma rede que funcione”
para se alcançar um ensino de qualidade, primeiro é necessário a valorização e qualificação dos professores e trazer a família para dentro da escola, para assim garantir um ensino de qualidade e igual para todos!!
Conheci. Foi fechada. Não consegui entender por que?
Era uma escola padrão, de tempo integral, profissionalizante, educação integral: física, intelectual, educacional, moral, de bons costumes. O piso brilhava. Era de madeira, encerada, cada aluno recebia uma carteira e se tornava responsável por ela do 1º ao 3º ano. Tinha que entregá-la, como recebeu. Se tivesse um risco, ou qualquer tipo de dano, teria que recuperá-la, na íntegra, ou providenciar uma nova, sob pena de não receber o diploma. Naquele tempo os pais eram responsáveis por seus filhos menores. Não havia ?menor infrator?. Os pais, responsáveis, cobravam de seus filhos. Não queriam ter filhos desajustados ou meliantes. Hoje, nos parece, ter filhos meliantes ou fora dos padrões aceitáveis para a sociedade é motivo de orgulho para a ?família?.
A localidade era Mafra, em Santa Catarina. Estive lá há uns dois anos atrás. Foi extinta. Hoje é a Câmara Municipal. Comentei com alguns funcionários da Rede Ferroviária, a qual pertencia e eles me responderam: ?Fechou-se uma escola padrão e no lugar fundaram uma escola de ladrão.?
A propria Constituição já diz: “Educação é direito de todos…”, acho que o que está precisando é maior compromisso dos nossos governantes em todas as esferas. A Educação de qualidade precisa chegar até os menos favorecidos, como por exemplo na zona rural, as escolas ainda são muito precárias;Por mais que os movimentos sociais coloquem em suas pautas de reenvidicações, precisamos lutar cada vez mais por uma educação de qualidade em todos os sentidos…
Não há desenvolvimento sem educação e cultura de qualidade. Isso é um fato, contra o qual não há argumentos. O que precisamos ter em mente é que a educação é responsabilidade de todos:família, estado, igreja, sociedade. Somos todos educadores, para o bem ou para o mal. Nossos referenciais estão quebrados, não apenas o Estado. Como atores e gestores sociais temos a delicada e importante missão/tarefa de viver e divulgar a ética nas relações humanas. Vamos à luta. Mudemos o nosso entorno
Parece que todos falaram o que tem que ser feito, a sociedade também e responsavel pela educação na hora de votar em alguem não precisamos de governantes corrupitos e sim de pessoal digno e com respeito a população.
Diante de tudo que foi dito, sabemos e conhecemos a realidade de cada um dos nossos municípios; às vezes fico a pensar, por qual motivo é tão difícil colocarmos em prática o que aprendemos, opinamos em nosso dia a dia? De como proceder para se torne uma realidade e transformando essa situação caótica do ensino público brasileiro, em detrimento por exemplo das inúmeras greves prolongadas, deixando a busca de tantas crianças e adolescentes, pela cidadania, fadada ao fracasso.
a familia deve fazer parte do processo de educação, e a escola, precisa sair de dentro dos muros, e ir para a comunidade, através dos cursos de extensão, envolvendo a comunidade/cidadão no processo ensino-aprendisagem, fortalecendo a gestão participativa, e o comprometimento do aluno neste processo, melhororando assim a qualidade da educação nas escolas públicas, com maior envolvimento dos professores.
a sociedade faz parte do processo de educação, portanto acredito que o cidadão também é responsável pela sua formação/educação, porém o estado tem o dever de disponibilizar conforme constituição federal, e o cidadão o direito.
o cidadão precisa ser um formador de opinião, com senso critico, não aceitando qualquer coisa, e sim valer seus direitos a educação, saúde, moradia, alimentação….
Outro aspecto que gostaria de acrescentar é que o ensino será com mais qualidade à medida em que a escola vá de encontro a uma prática cidadã. Aquela que abarca em seu cotidiano um processo de construção e um fazer pedagógico com todos os atores envolvidos: direção, professores, funcionários, alunos, pais e comunidade.
Quando nossos gestores públicos se consicentizarem que Educação não é gasto, mas investimento, estaremos galgando outro patamar na qualidade do ensino. Países como o Japão, quando foram destruídos na segunda guerra mundial, fizeram uma opção pela recuperação do país. E esta recuperação passava, necessariamente por um investimento maciço na educação. Comungo da proposta de aumento do gasto orçamentário na educação. Embora tenhamos experiências exitosas de educação de qualidade, ainda são tímidas quando pensadas nas diversas etapas do ensino e no universo da população.
Tenho tido, ao longo dos anos, uma relação de amor e ódio, com o sistema de ensino. Recentemente, a escola estadual do meu bairro teve de fechar suas portas antes do horário, pois não podia garantir a segurança dos alunos(!!??)Professores que não comparecem às aulas e quando comparecem não sabem informar qual é o programa, qual a matéria do bimestre. Conheço alunos do 3ºano do fundamental que mal entendem o que leem. Consigo entender a falta de recursos, a falta de tempo, mas não a falta de dedicação. Aprendi a ler e escrever em uma “Escola Isolada”, com alunos de 1ª a 5ªsérie na mesma e única sala.Sentávamos no chão e escreviamos em tábuas apoiadas em tijolos.Ocasionalmente com fome, longe de casa pelo menos 2 km a pé.Não vejo drama nisso. Estudei sempre em escolas públicas, em turmas de 35 a 45 alunos,e fiz vestibular sem cursinho(uma única vez e passei). O que é que realmente aconteceu com as escolas públicas?Não consigo acreditar que se trate de um problema simplesmente economico.
Concordo com as opiniões elencadas, pois sabemos que o Brasil ainda precisa investir muito na educação para que possamos assegurar a todos um ensino de qualidade. É preciso melhor capacitar e remunerar professores; melhorar as condições físicas das escolas; assegurar que não haja nenhum tipo de discriminação no acesso ao ambiente escolar;trabalhar em parceria com a família, muitas vezes ausente da escola, dentre muitos outros itens urgentes e necessparios.
Amiga Marilise Duarte, na realidade em que vive grande parte da família brasileira – favelas, baixos salários, marginalização, desemprego e, por consequência, a falta de uma alimentação adequada, é o Estado, como Nação politicamente organizada que deve intervir e com urgência na educação e formação integral das crianças e adolescentes
Alice,Rosemeide e demais participantes: concordo quea Escola também é o canal de diálogo e troca de informações, o ambiente escolar é o espaço do aluno e futuro cidadão para se experimentar e com o apoio dos conhecimentos passados a ele, poder construir e ter as ferramentas necessárias para dialogar com a sociedade como ser individual e coletivo. Mas é fato que a família tem de estar presente não somente como suas críticas mas atuando junto a escola; a referência maior de uma criança ainda é sua origem – pai e mãe e demais familiares que a amam, e eu, professora, passarei por sua vida mas não permanecerei – a família sim será duradoura, não é!
O papel do cidadão na melhoria do ensino está no momento em que esse cidadão se reconhece enquanto cidadão de direitos e cobra dos representantes a qualidade na educação. É claro que no processo ensino-aprendizagem é essencial que a figura do professor, do aluno e da família estejam interligadas. Entretanto, quando falamos de qualidade na educação pública a questão política não pode ser deixada de fora. Afinal, educação é mais que um direito de todos é um dever do Estado.
É muito bom e enriquecedor ler as diversas opiniões postadas. Concordo com várias delas sobre o envolvimento das famílias e, tendo trabalhado no ensino fundamental e médio como professora e coordenadora já fui grande defensora de que a melhoria do ensino dependia muito mais dos pais do que dos educadores… Houve momentos em que enfatizava a falta da educação do lar interferindo na educação escolar. Todavia, atualmente trabalho com educação infantil/creche onde atendemos em tempo integral e já repenso essas idéias (afinal, estamos com as crianças o dia inteiro e temos que educar e cuidar!!!). Temos vivenciado momentos de formação e lazer com as famílias através de oficinas, palestras, reuniões que nos mostram que a família tem sede de momentos como esses e que a escola pode e deve ser um canal de diálogo e trocas de informação para os pais. Com isso reforço as idéias postadas pela Alice Schmitz.
Acredito ser de suma importância a psrticipação da família no processo de aprendizagem do aluno, inclusive com participação ativa em eventos e atividades de integração escola-família-comunidade.
Muitas escolas públicas precisam de ajuda dos governantes com relação a suas instalações e infra estrutura, na maioria das vezes os Líderes Comunitários dos bairros que se mobilizam e conseguem algumas reformas,materiais e mão de obra doados pela comunidade, servindo assim para que os alunos fiquem com vontade de ir p a escola.
Ondina Ryz
É saber universal que o programa de educação de uma comunidade – do fundamental ao doutorado – alicerça a cidadania; uma vida digna. Enquanto o poder econômico ditar as regras, (com)viveremos esse mefistofelismo piramidal. Que Deus nos proteja
Acredito que o papel do cidadão é se mobilizar junto com sua comunidade, exigindo do poder público, uma educação gratuita e de qualidade.
A melhoria do ensino passa pela questão ética de cada um de nós educadores e educandos.Mesmo depois de adultos continuamos a ser educandos ainda que estejamos graduados e tutulados como educadores.
Sou professora em uma escola pública e vejo a família (de modo geral) bem descomprometida com o processo de ensino e aprendizagem. Estão muito mais interessadas em não perder os benefícios que tem direito do que em atuar em parceria com a escola. Como então trabalhar na perspectiva de formar cidadãos? Cidadania envolve direitos, mas também deveres.
Comprometimento com o ensino brasileiro. Parece ser esse o mais importante papel do cidadão em relação ao Ensino em nosso País. Comprometimento que deve iniciar em casa, pela ação da família, pois, são os pais, os que devem assumir e responder pela EDUCAÇÃO de seus filhos e não a Escola. Já passou a hora de assumirmos nossa responsabilidade, que é também cidadã, em relação a EDUCAÇÃO de nossos jovens.
Essa é uma questão crucial se quisermos de fato contribuir para a melhoria do ensino de nossos jovens, pois, agindo assim, deixaremos para escola, apenas aquele de deve ser o seu verdadeiro papel, ENSINAR, ENSINAR. Enquanto continuarmos acreditando que será na escola e que serão os professores os que devem responder pela EDUCAÇÃO de nossos jovens, estaremos fadados ao fracasso em relação aos resultados que esperamos obter por meio do Ensino que deve ser público, gratuito e de qualidade.
Penso que enquanto educadores que somos: dos nossos filhos, no nosso trabalho, na nossa comunidade, nos incomoda, perceber o estado de apatia das pessoas, principalmente dos pais com relação a escola.
Como eles não participam, não se importam com o sistema de ensino nas escolas,e ainda tranferem a responsabilidade da educação familiar para a escola.
Como poderíamos pensar isto hoje?
Alguem tem alguma experiência?
Eu acho que não só o poder público, mas a sociedade deve acompanhar e fiscalizar o sistema educacional na condução de uma política mais eficaz que possa levar credibilidade a todos que o constituem.
Não sou educadora, mas acredito no poder trasnformador da educação. O sujeito somente poderá lutar pela garantia de seus direitos e cumprir com os seus deveres quando se dar conta do mundo ao qual pertence.
Não adianta querer que um cidadão batalhe por melhorias se ele nem mesmo sabe que isso é possível. Se ele não se vê como parte da sociedade. Aí pergunto: Porquê o governo investirá em educação, se através dela que o sujeito se dará conta de sua parte na sociedade? Pq permitir que o indivíduo reflita sobre a sua realidade e possa encontrar formas de mudar? Para o governo (digo isso independente de partidos)é mais fácil e vantajoso que o cidadão continue da mesma forma que está, tampando buracos na educação e fazendo de conta que está reinventado a roda. Na minha opinião Cidadania deveria ser matéria obrigatória nos currículos escolares, e a educação pensada desde a infância.
Abraços,
Amanda
Penso que a participação dos pais e dos vários seguimentos da sociedade, de forma responsável nos conselhos escolhares já está de bom tamanho para contribuir com a melhoria da educação.
Existem algumas experiencias bem interessante que faz a gente acreditar que apesar de tantos desafios, inda é possível se falzer algo pela educação em nosso país. Estou falando das Casas Familiares Rurais
Eu acredito que quando estamos juntos, somos fortes, para a melhoria do ensino no nosso país, seriam necessárias muitas ações em nossos diversos papeis, o papel de pais presentes e participativos, tanto na escola como em casa, o papel de eleitor consciente, quando realizamos a escolha de nossos candidatos, o papel de cidadão quanto cobramos dos governantes, dos diretores e professores. E tenho consciência que muita coisa precisa ser melhorada.
A estrutura e funcionalismo do ensino são de participação de todos, com suas respectivas responsabilidades! Cabe salientar que todos de forma direta e indireta fazerem parte desse processo! Por um lado a educação é para todos, ainda encontramos crianças e pessoas, sem poder usufruir desse direito por lei! Um grande exemplo é a nossa luta pelas escolas Bilíngües para surdos!
E muitos não sabem sobre esse assunto, então aproveito para divulgar e convidar a todos a se informar nesse assunto, e ajudar a divulgar, pois é um direito! E muitos que estão norteando esses documentos, não sabem a realidade sobre a comunidade surda! Obrigada pela oportunidade!
Fraterno Abraço!
Luciana Soares Meira
Concordo com a integração pais e escola. As escolas deveriam abrir mais espaço aos pais dentro da escola. Porque muitas vezes a própria escola dificulta o acesso.
Estamos em uma sociedade de mais direitos e menos deveres, e não é assim, nada é de graça, devemos conquistar nossos direitos com nossos deveres.
Olimpio Ramoa de Oliveira
Concordo com as palavras acima, lembrando que a participação do cidadão pai e mãe, tendo a responsabilidade de instruir e educar em casa, em parceria com a escola, objetivando uma formação qualificada a seus filhos, emergindo nos mesmos um cidadão mais coerente com a sua realidade, transformador e capaz de atuar na sociedade.
A participação da sociedade é fundamental quando se trata de educação e ensino publico. Não precisamos ir muito longe para buscar esta participação. Poderiamos iniciar com os próprios pais dos alunos, para que se envolvam com as atividades na escola, aproximem-se da realidade de quem atua nestes espaços e percebam que a educação e o ensino não são papeis apenas da escola, mas que os pais são atores centrais deste processo. Neste sentido seria fundamental um trabalho que exercite a cidadania, o senso critico, olhar para direitos e deveres para que dispontem das ecolas verdadeiros cidadão sujeitos de suas histórias a fim de que este processo tenha continuidade e não seja visto como um esforço constante, mas como uma atividade naturalizada.
Muito interessante… Escolas de tal nível deveriam ser replicadas em todas cidades brasileiras.
Todos nós enquanto cidadãos fazemos parte da construção do nosso ensino. Principalmente educando melhor os filhos, cobrando das escolas uma boa administração e ao escolher os candidatos as direções, escolher aquele que realmente se preocupa com a excelência no ensino, e não simplesmente almeja o cargo!
Todos nós, enquanto cidadãos, temos o direito eo dever de fazer a nossa parte para a melhoria do ensino público. Um exemplo que considero interessante é o ESCOLA ABERTA PARA A CIDADANIA, que proporciona o envolvimento da comunidade e da família com a escola.
A partir do ensinamento diário com nossas crianças e sua dinâmica natural de questionamentos sobre quase tudo que as rodeia, temos um papel determinante em mostrar a cada uma delas, os valores e comportamentos adequados para uma boa formação humana, solidária e que terá rebatimento no seu caráter e dignidade.
O envolvimento da sociedade no ensino é essencial, mas não basta, é necessário maior investimento do poder público. As escolas estão carentes de professores bem preparados e espaço adequado para os alunos. A falta de incentivos acaba, por vezes, desistimulando a continuidade dos estudos.
Somento com envolvimento da sociedade nosso ensino pode melhorar, achar que o sistema publico de ensino sozinho educa e forma caracter é utopia escola é para traz educação, valores mas a família é essencial